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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil: vários estilos, um só lugar - Rádio

Olá,

Já está disponível aqui no blog o nosso programa de rádio: "Brasil: vários estilos, um só lugar"

O 1º programa está dividido em 3 partes.
Para acessar, é só clicar no player localizado no lado direiro do blog ou nos links abaixo!
O tema : A imigração estrangeira na cidade de São Paulo.

Um abraço

 Programa de Rádio - Brasil: vários estilos, um só lugar - Parte 1

Programa de Rádio - Brasil: vários estilos, um só lugar - Parte 2

Programa de Rádio - "Brasil: vários estilos, um só lugar" - Parte 3 final

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Imigração Italiana em São Paulo

Em entrevista ao nosso blog, Maria Cecilia Casini, professora da USP, Graduada em Letras pela Universidade de Florença (Itália) e que trabalhou em várias produções da Rede Globo sobre imigração italiana no Brasil, explica os fatores políticos e históricos que influênciaram na imigração de milhares de Italianos ao Brasil.  Explica também as consequências do processo de indepedência que ocorria na Itália no final do século XIX.

Imigração Alemã em São Paulo

Daniela Rothfuss é alemã e coordena o arquivo do instituto Alemão Martius-Staden, localizado no Colégio Visconde de Porto Seguro. Daniela fala sobre o início da imigração alemã no século XIX e os principais fatores que fizeram muitos alemães trocarem a sua terra natal pelo Brasil.

Museu Memorial do Imigrante - SP

Entrevistamos Soraia Moura, coordenadora de projetos do Memorial do Imigrante, localizado no bairro da Mooca em São Paulo.
Soraia fala sobre a função da hospedaria que abrigou imigrantes de várias partes do mundo.
Foram registrados mais de 3 milhões de hóspedes entre 1887 à 1978.

culturaeregionalismo

O Bumba meu Boi

A ressureição do Boi transforma o Bumba em uma das mais importantes manifestações artisticas do folclore Brasileiro. A lenda de Catirina e seu pai Francisco é interpretada de diferentes formas em várias partes do Brasil.
A encenação de peças em torno do Bumba-meu-Boi era usada até pelos Jesuítas no processo de catequisação dos indios da região norte do País.
Uma das maiores manifestações populares é a festa do Boi de Parintins no Amazonas, realizada desde 1913.
A lenda do Bumba foi levada ao Amazonas por um Maranhese. Em cada região do País a lenda do Bumba incorpora influências regionais em suas histórias.


A cerâmica de Carrapicho - SE

Em Sergipe existe uma cidade que é considerada a "Capital Sergipana do Barro".
Santana do São Francisco, a antiga Carrapicho, concentra grande parte de sua econômia local através do artesanato.
70% da atividade econômica vem da produção de cerâmica.
Em quase todas as casas da cidade existe uma produção independente.
Com o comércio dos seus vasos e jarras, a cultura se mantém viva com o passar do anos e gera receita a comunidade de Santana do São Francisco.


A Marajoara da Ilha

A Ilha de Marajó, localizada no estado do Pará, mantém até hoje manifestações culturais muito tradicionais.
Constituída em grande parte por um terreno alagadiço, a ilha possui a maior criação de búfalos do País.
Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo e possui uma cerâmica datada através de registros históricos desde a era pré-colombiana.
A cerâmica desenvolvida pelos índios Marajoara data de 400 a.c.
O maior acervo de peças está localizado no Museu Emílio Goeldi em Belém-PA



Piratas do Maranhão

No século XVI, o Maranhão era porto de chegada de piratas de diversas partes da Europa que faziam negócios com os Índios do Maranhão.
As principais mercadorias, consideradas "Drogas do Sertão" eram passadas para os Europeus com a finalidade de facilitar armazenamento de comida; umas das maiores dificuldades do velho continente devido ao rigoroso inverno que atrapalhava o estoque de alimentos.
Eram basicamente: folhas, raízes, cascas de árvores e sementes.
Ervas medicinais também eram muito procuradas pelos piratas vindos de Gênova, dos países nórdicos, Holanda, França e Portugal.


São Luis ao Rei Luis

Os Franceses começaram a chegar ao Maranhão por volta de 1594.
Alguns traficantes da terra de Napoleão começaram a se estabelecer em solo maranhense, encantados com a beleza das terras de São Marcos e a ótima receptividade dos índios locais.
Jacques Rifault foi um dos franceses que se estabeleceu na região.
Os Portugueses não eram muito presentes na região norte das terras Brasileiras.
Em homenagem ao Rei Luis XIII, foi fundada pelos Franceses a cidade de São Luis-MA
No ano de 1614 as tropas brasileiras de Diogo de Campos atacam os Franceses.
Finalmente em 1615, os Franceses recebem o ultimato para deixar a região apenas com seus pertences e voltam para a Europa.
A cidade de São Luis volta a ser território Português.


Um pedaço do Ceará no Maranhão

No final da década de 1940 é criada a cidade.
As mulheres rendeiras e seus pescadores tem grande importância para Raposa-MA.
A cidade foi fundada por dois pescadores: Antonio do Pocal e José Baiaco vindos de Acaraú-CE.
Isolada culturalmente do Maranhão, a cidade é considerada uma parte do Ceará localizada no Estado vizinho.
Ficando conhecida por suas mulheres rendeiras e pescadores, vindos do Ceará.
Hoje abriga a maior comunidade de pesca do Estado, graças a cultura regional trazida por seus fundadores.
Quem vai a Raposa não pode deixar de conhecer o "Corredor das Rendeiras".
Uma tradição passada geração para geração.


Sergipe e sua História

Durante o século XVII, a capitania de Sergipe D’El-Rey era a grande responsável pela economia da Bahia produzindo um terço de toda a produção de açucar da região. Até então, o território era parte do estado Bahiano.
A colonização do estado se deu por volta do início do século XVI, com a chegada dos navios Franceses ao Brasil.
Guerras e resistências aconteceram em Sergipe. Após movimentos militares expulsarem os Franceses da região, o miscigenação do povo entre índios e portugueses aconteceu.
Em 1823, a indepedência da Bahia é conquistada e Sergipe é considerado estado da colônia.

Hoje, Sergipe é considerado o estado da região nordeste com o melhor índice de qualidade de vida.


Maranhão - São Luis

A cidade de São Luis - MA é considerada patrimônio mundial pela Unesco.
Sua diversidadade cultural, influênciada por diferentes povos e culturas, que formaram o povo do Maranhão é presente no dia-a-dia de muitas comunidades através de sua manifestação artisticas.

O Tambor de Crioula é uma dança que foi trazida por descendente dos escravos.
Em louvor a São Benedito, a dança é entoada por homens e mulheres e sua marcação ritmica é feitas por três tambores.
Com todos em volta, a dança não tem passos sincronizados. Surge do improviso e gingado dos participantes.
As mulheres que participam da dança fazem a "Punga", que nada mais é o convite a entrar na roda e participar da festa.